Bradesco Seguros

Semana Nacional do Trânsito: 51% dos atendimentos feitos por assistência 24h são causados por pane mecânica ou elétrica

Semana Nacional do Trânsito: 51% dos atendimentos feitos por assistência 24h são causados por pane mecânica ou elétrica / Foto: Standret / Freepik
Foto: Standret / Freepik

Equipe especializada da Allianz Partners orienta sobre como identificar previamente superaquecimento e falhas em componentes como bateria e fusível

Falha humana e más condições das vias são situações sempre lembradas quando falamos em causas de acidentes. Mas outro fator importante que precisa estar no radar dos motoristas é a falta de revisão veicular. Segundo dados da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa), 47% dos automóveis que se envolvem em sinistros já apresentavam algum tipo de problema prévio. Para fazer o alerta, a Allianz Partners, líder global em assistência 24 horas, levantou dados que reforçam o impacto da falta de revisão na segurança viária em todo o Brasil.

“Em nossa pesquisa vemos que metade de todos os nossos atendimentos para automóveis foram por problemas de pane mecânica ou elétrica que podem ser provenientes da falta de manutenção preventiva nos veículos”, avalia Leonardo Gava, Diretor de Operações da Allianz Partners.

No total, a empresa registrou 1,3 milhão de atendimentos a carros ao longo do ano passado. Deste número, 51% estavam relacionados a panes, gerando problemas mecânicos ou elétricos. Além disso, 7,5% foram chamados diretamente relacionados a acidentes com o veículo.

“É fundamental termos momentos de reflexão sobre o tema, como é o caso da Semana Nacional do Trânsito, para chamar a atenção dos motoristas para a importância da revisão veicular periódica, com o objetivo de evitar acidentes”, explica.

Ainda de acordo com os dados da companhia, disfunções na bateria, panes elétricas e superaquecimento do motor também estão entre os principais motivos das chamadas da Allianz Partners para o atendimento auto.

Confira abaixo os principais sinais de falhas em importantes componentes do veículo, segundo os prestadores da Allianz Partners:

Bateria

A parte superior possui um indicador de carga. A cor verde indica que a bateria está boa para uso, enquanto a preta pode sinalizar que está descarregada ou prestes a acabar. Além disso é possível fazer testes periódicos a cada revisão ou manutenção realizada no veículo obtendo assim um diagnóstico ainda mais preciso. Vale ressaltar que a vida útil de uma bateria varia entre 18 e 36 meses.

Fuzível

Muitas panes ocorrem por causa de fusíveis queimados. É possível identificar possíveis problemas observando o quadro de fusíveis do carro e tentar encontrar qual tenha a lanterna interna rompida ou início de derretimento. É bom sempre ter alguns fusíveis reservas para qualquer emergência.

Ao observar um dos sintomas acima direcione o veículo a um eletricista de confiança para verificação da parte elétrica e identificação do problema que está causando a sobrecarga do fusível.

Superaquecimento

O uso do aditivo correto no líquido de arrefecimento, a verificação da válvula termostática, das mangueiras, da tampa do reservatório e do funcionamento do eletroventilador são cuidados importantes para evitar superaquecimento do motor.

Além do cuidado com a manutenção preventiva, a preocupação com a segurança no trânsito passa obrigatoriamente pela adoção e incentivo da direção defensiva, promovendo uma cultura de responsabilidade de quem está ao volante, não só pela própria vida, mas pela de outras pessoas. Existem algumas dicas de segurança no trânsito que são básicas. São as seguintes:

  • Se beber, não dirija
  • Use o cinto de segurança
  • Fique atento à sinalização e respeite os limites de velocidade
  • Não utilize o celular enquanto estiver dirigindo.
  • Atenção aos pedestres, ciclistas e motociclistas
  • Cuidado nos cruzamentos
  • Sinalize antes de realizar uma ação
  • Mantenha distância do veículo da frente
Total
0
Shares
Anterior
Europ Assistance comemora implementação do ‘CARE’ em todas as suas linhas de negócio
Fernanda Carvalho, diretora de TI da Europ Assistance Brasil / Foto: Divulgação

Europ Assistance comemora implementação do ‘CARE’ em todas as suas linhas de negócio

Sistema Omnichanel otimiza serviços e traz mais eficiência no atendimento de

Próximo
Allianz Seguros reúne corretores parceiros na segunda edição da Semana de Negócios
Karine Barros, diretora executiva Comercial da Allianz Seguros / Foto: Túlio Vidal / Divulgação

Allianz Seguros reúne corretores parceiros na segunda edição da Semana de Negócios

Corretores dos segmentos Private, Diamante e Esmeralda acompanharam

Veja também