Visão do cliente sobre o seguro do futuro é de que ele será mais personalizado e acessível
O futuro do mercado segurador está em constante evolução, com as novas tecnologias impulsionando uma transformação profunda na maneira como os clientes, seguradoras e corretores lidam com os riscos. Para acompanhar essas mudanças é preciso que todos os envolvidos no setor estejam atentos e se adaptem às novas realidades.
A visão do cliente sobre o seguro do futuro é de que ele será mais personalizado e acessível. Com o avanço da inteligência artificial, plataformas e sistemas inteligentes, análise de big data, as seguradoras serão capazes de analisar o comportamento dos clientes e oferecer planos e produtos customizados, mais específicos e sob medida para as necessidades individuais de cada segurado.
Além disso, a experiência do cliente será mais simplificada, com processos ágeis e atendimento personalizado, identificando o melhor canal de interação com o cliente e que traga maior facilidade de acesso às informações, permitindo que o cliente tenha total controle sobre sua apólice, serviços e assistências.
As seguradoras, por sua vez, devem estar atentas às novas tecnologias que surgem no mercado, como a Internet das Coisas, para desenvolver novos produtos que atendam às necessidades dos clientes, distribuidores, corretores e parceiros.
Produtos inovadores serão a chave para o sucesso!
A utilização da tecnologia, análise de dados e a leitura assertiva do comportamento dos consumidores serão fundamentais e estratégicos no desenvolvimento de novas soluções, serviços e assistências. O foco das seguradoras será a busca pela eficiência operacional, transformação figital e inovação. Os investimentos na automação de processos e a utilização de tecnologias de ponta permitirão que as companhias reduzam seus custos operacionais, comerciais, administrativos, aumentando a produtividade e melhorando a experiência do cliente.
Ter agilidade no diagnóstico com base nas suas informações sobre os seus processos, canais, atendimentos e produtos ineficientes, ainda, comparar com os modelos disponibilizados por seus principais players possibilitará analisar melhorar o seu resultado, desempenho e alocação do investimento necessário à vista do retorno esperado com base nos indicadores (benchmarks), ou seja, buscar a melhoria constante dos processos, serviços, atendimentos.
Além disso, a oferta de produtos mais personalizados e sob medida aumentará a satisfação e a fidelidade dos clientes, o que se traduzirá em um melhor desempenho financeiro e maior competitividade no mercado.
Os corretores terão um papel fundamental na venda de seguros personalizados e terão que se adaptar e incorporar as novas tecnologias em suas rotinas atividades.
A utilização de ferramentas digitais e análises de big data permitirá que os corretores ofereçam um serviço ainda mais personalizado e diferenciado aos clientes, o que se traduzirá em um aumento da sua carteira de clientes e rentabilidade.
Para os corretores o futuro trará desafios, porém, muito mais oportunidades.
Serão capazes de oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, com a possibilidade de realizar vendas online, sem a necessidade de contato presencial, assim, a tecnologia não substituirá a necessidade de um profissional especializado em seguros, longe disso, será um forte aliado na sua estratégia e no seu dia a dia.
Esses profissionais devem estar atentos às melhores soluções que as companhias disponibilizarão para os corretores e parceiros. Especialmente aquelas que desoneram suas operações, reduzem seus custos e trazem mais eficiência, ampliando sua capacidade de negócios, CRM, atendimento e diferenciais competitivos.
O futuro do mercado segurador está em constante evolução e as novas tecnologias serão fundamentais para o desenvolvimento de soluções personalizadas e mais acessíveis aos clientes, melhorando a eficiência e rentabilidade das seguradoras e ampliando a capacidade de negócios dos corretores e distribuidores.
Para acompanhar essas mudanças, é importante estar sempre atualizado e disposto a se adaptar às novas realidades do mercado.
Vamos conversar “agora” sobre as soluções do futuro? Que tal um bate-papo com um café?