Sociedade Brasileira de Anestesiologia celebra o Dia Nacional da Segurança do Paciente

Janeiro Branco: apoio à saúde mental de pacientes com câncer é essencial para adesão ao tratamento/ Foto: Pexels
Foto: Pexels

SBA reforça a importância da qualidade na assistência à saúde

No dia 1º de abril é celebrado o Dia Nacional da Segurança do Paciente, data que permite que todos os serviços promovam localmente ações para fortalecer a segurança do paciente, dos profissionais e os ambientes de assistência à saúde. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2013, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento em todos os estabelecimentos de saúde do país. Fundada há 75 anos, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) reforça a relevância dessa iniciativa, enfatizando a necessidade contínua de minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde.

Como uma das principais entidades médicas do país, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia desempenha um papel crucial na promoção da segurança do paciente. A SBA destaca a importância da formação e atualização contínua dos profissionais de saúde, da implementação de protocolos de segurança rigorosos e do apoio à pesquisa para desenvolver melhores práticas na área. “A segurança é fundamental na prestação de cuidados em qualquer sistema de saúde. Garantir a segurança do paciente não apenas protege os indivíduos que recebem assistência médica, mas também promove a confiança do público nos serviços de saúde e contribui para a eficácia geral do sistema”, ressalta o presidente da SBA. Dr. Luis Antonio Diego.

Um dos objetivos primordiais da segurança do paciente é a minimização dos riscos de danos durante a prestação de cuidados. Isso envolve a identificação e a mitigação de potenciais ameaças à segurança do usuário em todos os níveis de assistência médica, incluindo a análise de indicadores, feedback dos pacientes e profissionais de saúde, e revisão de incidentes. Esse não é um objetivo estático, mas sim um processo contínuo de melhoria. “É fundamental que os sistemas de saúde estejam comprometidos com a busca constante da excelência na sua segurança, por meio da revisão de práticas, implementação de melhores estratégias e adoção de tecnologias inovadoras”, analisa o presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

A Comissão de Qualidade e Segurança em Anestesiologia (CQSA), área que integra o Departamento de Defesa Profissional da SBA, busca melhorar a qualidade e segurança nos cuidados aos pacientes durante todo o processo cirúrgico. A comissão visa promover educação e capacitação para cuidado interdisciplinar ao paciente, impulsionar a qualidade e segurança na anestesiologia com base em gestão e gerenciamento de riscos, colaborar em eventos da SBA sobre segurança em anestesia, estimular o intercâmbio com organizações similares nacionais e internacionais, e opcionalmente indicar membros habilitados para eleições dentro do comitê.

Diretor do Departamento de Defesa Profissional da SBA, Dr. Jedson Nascimento reafirma que experiência e habilidades são fundamentais para garantir a segurança e o sucesso dos procedimentos: “nós desempenhamos um papel crucial em todas as fases, desde a avaliação pré-operatória até o acompanhamento pós-anestésico. Nossa expertise em gerenciar a dor, monitorar os sinais vitais e garantir a estabilidade do paciente durante a cirurgia é essencial para o sucesso do procedimento e para a sua segurança. Isso é feito incentivando os anestesiologistas a adotarem práticas eficazes de gestão de riscos, promovendo o conhecimento, realizando pesquisas, agindo com ética e responsabilidade social. Neste dia, reconhecemos e valorizamos o papel dos anestesiologistas na prestação de cuidados de saúde de alta qualidade e na promoção da segurança do paciente”, finaliza.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
BV lança shopping virtual no aplicativo do banco
BV lança shopping virtual no aplicativo do banco / Foto: Divulgação

BV lança shopping virtual no aplicativo do banco

Shopping BV é mais um passo da parceria entre o banco e o Méliuz para a oferta

Next
Starken anuncia Hanny Mariano como nova COO

Starken anuncia Hanny Mariano como nova COO

Profissional possui mais de 20 anos de experiência no setor de seguros, que

You May Also Like