Expansão da Justos ocorre em todo o interior de São Paulo e estados como Espírito Santo, Paraná, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
A expansão da Justos – startup de seguro auto, acompanha gradativamente o mercado brasileiro no ecossistema de insurtechs. O setor, inclusive, teve um crescimento de 5% no ano passado, com arrecadação de R$ 322 bilhões (2022) contra R$ 306 bilhões (2021), segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A startup – fundada pelo indiano Dhaval Chadha (CEO), pelo mexicano Jorge Soto (CTO) e pelo espanhol Antonio Molins, (Chief Scientist) – após chegar em todo o interior de São Paulo, Paraná, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasilia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, atinge agora o estado da Bahia.
Feliphe Santoro, Founding Operations Specialist da Justos, revela como está sendo importante o processo de ampliação da insurtech na região nordestina. “Firmamos acordos com oficinas nos grandes centros que suportarão os nossos clientes em caso de sinistro, sempre avaliando o padrão para termos qualidade no serviço. Definimos a precificação do estado e liberamos as regiões dentro do nosso aplicativo para conseguirem fazer a contratação”, explica.
Para o motorista obter o seguro, basta baixar o aplicativo da Justos, cadastrar-se e começar a dirigir. É necessário realizar o teste de direção e percorrer 80 km para que seja avaliado a direção de cada cliente. Após o percurso, os dados são colhidos pela tecnologia de telemetria, que consegue analisar alguns comportamentos do motorista como velocidade, aceleração, frenagem, se a pessoa mexe no celular enquanto dirige e se faz curvas de forma leve.
A partir das informações coletadas, o avançado algoritmo da startup atribui uma nota para cada motorista. Com isso, a Justos consegue oferecer preços até 30% mais baratos do que o mercado para motoristas conscientes. “O nosso grande diferencial é conseguir precificar de forma justa certos tipos de segmentos, como pessoas jovens que dirigem bem”, ressalta Dhaval Chadha, CEO da startup. E pontua: “Aqui não olhamos apenas o ano do carro que será segurado, mas, principalmente, queremos entender como esse motorista se comporta no trânsito”.
Justos e o acesso prático ao seguro auto no Brasil
A Justos surgiu com a união dos três sócios, que se conheceram no Vale do Silício e tiveram cargos de liderança na Classpass, Netflix e Airbnb e se graduaram em Harvard, Yale e MIT. Com uma experiência de mais de 25 anos no Vale do Silício, eles já levantaram mais de US$ 50 milhões em suas empreitadas. Por meio dessa união, a insurtech democratiza o acesso ao seguro auto no Brasil e precifica os motoristas. A maioria das seguradoras estabelece o valor do seguro de acordo com o gênero e idade do motorista que vai dirigir o carro, mas, na startup, o comportamento do motorista na direção tem um peso de um terço do valor.
“Minha experiência com a Justos tem sido muito gratificante. Apesar de ser por aplicativo, há uma equipe que está sempre pronta para te atender e te ajudar o mais humanamente possível, desde o momento em que entrei em contato com o Sr Gabriel, que ficou mais de 2h comigo no telefone tirando minhas dúvidas e receios. Penso na Justos como uma parceria, onde me ajudam a cuidar do meu carro através de vários benefícios e mimos, ao mesmo tempo que me gratificam com descontos na mensalidade (através da pontuação individual no app), sem contar a sensação que me passam de pertencer à família Justos. Atendem pessoalmente, não através de bots ou secretária eletrônica, isso faz uma diferença enorme”, declara Matheus Bernaque de Paula, cliente Justos.
Para mais informações, acesse o site da Justos.