Vida pessoal e profissional exigem planejamento e atenção no presente; Ferramentas podem ser úteis para a conquista desse objetivo
Antes de ser um excelente profissional, todos possuem diversos outros papéis na sociedade. Todos possuem uma vida pessoal e outra vida profissional. A família costuma ser a base de tudo, além das amizades e da diferença que fazemos para os outros em nossa rua, nosso bairro e nossa cidade.
Entretanto, um levantamento da Comscore revela que os brasileiros passaram mais de 46 horas conectados às redes sociais em 2022, número 31% maior ao registrado em janeiro de 2020. Isso equivale a mais de uma semana inteira no trabalho. Mas será que tanto tempo de conexão ajuda mesmo a aproximar as pessoas?
Questionar-se sobre este tema é importante porque, muitas vezes, podemos deixar de dar atenção ao que realmente importa: as pessoas, ao tempo presente e nossa própria saúde e bem-estar.
Como desenvolver o equilíbrio
Ter um balanço saudável entre a vida profissional e pessoal pode ser desafiador. Entretanto, algumas estratégias podem ser úteis para alcançar este objetivo.
Especialistas definem que o primeiro passo é estabelecer uma rotina saudável, que envolva boa alimentação, exercícios físicos e dormir de maneira adequada. A recomendação é que não se durma menos do que 7 horas ou mais do que 12 horas por noite. Também devem ser evitados alimentos processados e ultraprocessados, dando preferência para frutas, legumes, verduras e carnes magras. A rotina de exercícios deve, ainda, acompanhar o planejamento da rotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada todas as semanas. Na média, isso representa aproximadamente uma hora de exercícios por dia, considerando apenas os dias úteis.
Além disso, estabelecer limites entre o horário de trabalho e a vida pessoal é extremamente recomendável. Isso inclui evitar responder e-mails ou mensagens no celular durante o período de repouso, por exemplo.
Um item importante para se estabelecer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é a priorização de tarefas. Classifique suas atividades por ordem de importância. Isso ajudará a focar no que realmente é necessário, evitando ficar sobrecarregado com questões que não são tão urgentes ou relevantes.
Quem busca o equilíbrio na vida também precisa aprender a dizer “não”. Por isso, é preciso avaliar tarefas e convites que possam gerar o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Essa postura também ajuda a evitar que a pessoa fique sobrecarregada por ter aceitado participar de tantos grupos e atividades.
Tenha tempo para si e interaja com os outros
As pausas são extremamente importantes entre uma atividade ou outra. Reserve alguns minutos de seu dia para refletir, repousar e descansar a mente. É importante ter alguns momentos para ficar completamente desconectado, de modo a contemplar o presente e o agora de maneira integral.
É muito importante, também, contar com momentos para hobbies e para o lazer. Pode ser uma corrida na rua, fotografar animais e, até mesmo, assistir vídeos engraçados na internet. Tal iniciativa ajuda a aliviar o estresse e mantém corpo e mente saudáveis.
Interagir com as outras pessoas é fundamental para manter o equilíbrio na rotina. Permita-se estar em conexão com os outros e converse sobre assuntos que sejam de interesse mútuo. Escute atentamente e dê a devida atenção ao próximo, sem esquecer de manter o foco nos seus objetivos e no seu planejamento.
Uma dica interessante que funciona para muitas pessoas é a apreciação das artes e da música. Reserve algumas horas para assistir um bom filme, fazer a leitura de um livro ou ouvir aquela banda ou aquele artista que te inspira.
Ferramentas para manter o equilíbrio
Algumas aplicações são úteis na hora de fazer o seu planejamento pessoal para balancear o tempo dedicado às atividades pessoais e profissionais. O Google Agenda, por exemplo, permite que você tenha uma visão completa sobre sua rotina. Além disso, a ferramenta permite a criação de lembretes recorrentes, além de alarmes que podem ser úteis para não esquecer dos compromissos e até mesmo dos momentos de descanso.
Também dá para controlar o tempo que está sendo utilizado por determinada rede ou aplicativo. Geralmente, essas informações estão disponíveis na seção de configuração do aparelho celular e até mesmo do próprio aplicativo, como o Instagram, por exemplo. Além de relatórios sobre quanto tempo tem sido gasto em cada aplicação, outra possibilidade é configurar limites para o uso de determinado app.
Porém, existem outras soluções complementares e mais voltadas para a organização de tempo sob o aspecto corporativo. Entre as principais, por exemplo, estão a monday.com, o Time Doctor e o FlowUp.
Ter uma ferramenta de gestão de tempo ajuda no planejamento de tarefas, que podem ser realizadas de maneira mais eficiente. Adotar o procedimento de planejar a sua agenda e priorizar atividades também contribui para a redução do estresse, o que contribui para a melhora na qualidade de vida.
Contar com a ajuda de uma ferramenta de gestão de tempo também atende o objetivo de criar uma clara divisão entre o que é trabalho e o que é a vida pessoal. Assim, será possível concentrar-se em atividades pessoais sem se preocupar com o trabalho e vice-versa.
Uma das ferramentas mais completas, neste sentido, trata-se do Notion. Com ela, é possível agregar quase todo tipo de informação em dashboards interativos, que podem ser divididos entre os aspectos profissionais e pessoais.
Benefícios de se ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Equilibrar de maneira saudável a vida pessoal e profissional é muito importante no desenvolvimento da felicidade e da autorrealização.
Ter uma rotina pessoal equilibrada também ajuda em questões relacionadas com a saúde física e mental. Além disso, o planejamento permite que haja tempo suficiente para o desenvolvimento de relações interpessoais. Dando atenção aos amigos, familiares e parceiros, consequentemente, se alcançará uma melhor qualidade de vida.
Todavia, cultivar o cuidado pessoal e ampliar o relacionamento com outras pessoas traz reflexos positivos para a produtividade. Isso traz mais energia e motivação na hora de desenvolver as atividades profissionais.
Contar com a tranquilidade em todos os passos também é um ponto relevante na busca pelo equilíbrio. Por isso, é recomendável que a pessoa faça a contratação de seguros para seus bens pessoais e familiares, além dos ativos empresariais. São diversos os produtos oferecidos pela indústria seguradora que contemplam benefícios que podem ser úteis para uma melhor organização da rotina e para o desenvolvimento de hábitos de cuidado com o corpo e a mente.
Por fim, ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional auxilia, ainda, a desenvolver o senso de realização pessoal. Assim, os reflexos vão muito além do dia a dia e acabam por impactar positivamente mais e mais pessoas.