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9 em cada 10 empreendedores avaliam o uso do score PJ como importante ferramenta para a tomada de decisão

Gestão de riscos: de que forma os dados podem auxiliar na prevenção em instituições de saúde? / Foto: Freepik
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Companhia dá dicas para aumentar impulsionar pontuação do Score

Uma pesquisa inédita da Serasa Experian mostra que o uso da ferramenta ou a consulta ao score PJ é importante ou muito importante para tomada de decisão de 91% dos empreendedores. Essa é a quinta onda do estudo realizado pela companhia com o objetivo de entender e manter o tracking acerca da adesão e utilização do Score.

O levantamento traz ainda que na escala de informações que são utilizadas para as definições do dia a dia dos empreendedores, o score PJ ganhou relevância para a base geral em relação ao último ano. Subindo uma posição, é agora o segundo dado prioritário analisado, ficando atrás apenas dos dados cadastrais.

Fonte: Serasa Experian

De acordo com o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero, “o score PJ é parte da reputação das empresas, fundamental para compra e venda a prazo, concessão de crédito, parcerias, prospecções e outras atividades inerentes às PMEs. Os números coletados mostram a importância de as empresas possuírem uma boa pontuação, manterem suas contas em dia e manterem a saúde de seus negócios de maneira equilibrada.”

 

Utilização do Score

O estudo releva ainda como as pessoas jurídicas utilizam as funções do score. 66% dos respondentes afirmam que utilizam apenas para consulta de clientes ou potenciais clientes, 24% para consultas de sua própria empresa e 10% para ambos – empresa e terceiros.

Destaque para as variações entre ondas passadas. De 2022 para 2023, as empresas ampliaram em 12 p.p. a utilização para clientes e potenciais clientes, de 54% para 66%. Aumento mais acentuado na quebra por segmento, no setor de serviços, com os mesmos números e, por porte, para as microempresas. O percentual saltou de 50% para 69%.

“Vemos que as empresas têm utilizado o Score tanto para monitorarem seu próprio negócio quanto e o de seus clientes ou potenciais clientes. Isso mostra uma preocupação em manter um CNPJ saudável e, sendo assim, uma pontuação positiva no Score. Esse movimento já foi adotado pelos consumidores em relação ao cenário de seus CPFs”, conclui Genero.

 

Como manter ou aumentar a pontuação de seu Score PJ?

Mantenha as contas em dia: mesmo com um dia de atraso, uma conta pode impactar o Score. Por isso, pagar as contas em dia é muito importante para manter o CNPJ longe da inadimplência e da negativação. É importante manter atenção à gestão dos custos e monitorar o CNPJ para evitar surpresas;

Negocie as dívidas: dívidas das empresas podem ser renegociadas em caso de impossibilidade de pagamento com os credores e parceiros. Um bom incentivo é saber que assim que a empresa negocia a sua dívida e as primeiras parcelas são pagas, mais chances de o Score começar a se regularizar e subir;

Tenha credibilidade no mercado: além das dívidas, outra maneira que pode ajudar a manter uma boa pontuação do Score e até aumentá-lo é tomar cuidado em como a empresa se relaciona com o mercado. Evite pedir crédito em curtos períodos, por exemplo. Mesmo que o objetivo dos empréstimos seja aperfeiçoar o empreendimento, isso pode ser entendido como dificuldade para gerar lucros e a existência de desafios financeiros. Esse comportamento pode levar ao impacto no score de crédito e a redução de credibilidade no mercado.

Atualize os dados da empresa: é importante as informações da empresa estarem sempre atualizadas com os órgãos reguladores, instituições financeiras e até mesmo com a Serasa Experian. O Cadastro Positivo é um bom exemplo em que os empreendedores podem cadastrar seus CPFs e honrarem com os pagamentos em dia das dívidas para manter uma imagem positiva.

 

Metodologia

Foram entrevistadas, em outubro de 2023, 625 empresas de todos os portes que guiaram as análises. Os segmentos analisados contemplam as áreas de serviços, comércios varejistas, indústrias e comércios atacadistas de diferentes regiões do país. Além disso, o universo da pesquisa não está diretamente relacionado à Serasa Experian. A pesquisa foi feita com empresas que já ouviram falar no Score, contemplando empreendedores que consultam esse dado com a Serasa Experian, bem como com outros birôs de crédito.

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