9 principais benefícios de um seguro de vida pessoal

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

Algumas pessoas ainda têm preconceito em relação ao seguro de vida. Contudo, há algum tempo ele deixou de ser apenas uma garantia para a família em caso do falecimento do provedor, o que já é algo muito importante, e passou a apresentar outras vantagens e diferenciais. Sendo assim, vale a pena saber quais são os benefícios do seguro de vida.

O seguro de vida é importante para todas as pessoas, principalmente para quem é autônomo ou o principal provedor do lar. Isso porque esse produto garante que a pessoa vai continuar recebendo uma renda, caso sofra um acidente que a impeça de continuar trabalhando.

Além disso, em caso de morte do titular, os beneficiários que ele escolheu na contratação do seguro vão receber o valor da apólice, o que vai ajudar a garantir que eles não fiquem desamparados financeiramente.

Ainda há outros benefícios do seguro de vida que podem fazer grande diferença para você e para a sua família. Portanto, continue lendo este texto para descobrir quais são eles.

O que é seguro de vida?

O seguro de vida é um produto que garante uma cobertura caso algumas situações ocorram, como morte e invalidez permanente.

Além disso, o titular também decide quem serão os seus beneficiários. Uma das vantagens desse tipo de produto é que os beneficiários podem ser trocados a qualquer momento.

Também é possível escolher qual é o tipo de seguro de vida que você vai querer contratar. Isso porque há várias modalidades desse produto, veja a seguir quais são as principais:

  • Ordinário: é o tipo mais conhecido. Quem contrata esse produto realiza pagamentos periódicos até a sua morte e seus beneficiários é que vão usufruir desse dinheiro;
  • Por tempo: esse tipo de seguro é contratado por um tempo pré-determinado;
  • Dotal: nesse caso o titular pode receber o valor contratado após algum tempo.

Como funciona o seguro de vida?

O funcionamento do seguro de vida vai depender do tipo de cobertura contratada pelo titular. Por exemplo, quem escolheu receber o dinheiro em caso de invalidez permanente, pode acionar a seguradora caso isso ocorra.

Contudo, quem escolheu uma cobertura exclusiva para caso de morte não poderá acionar a seguradora em caso de acidentes. Nessa situação, somente a família poderá solicitar o valor da apólice após o falecimento do titular.

Sendo assim, o seguro de vida não funciona da mesma forma para todas as pessoas, pois depende do que foi acertado no momento da contratação do produto.

9 benefícios do seguro de vida

Confira a seguir quais são os nove principais benefícios do seguro de vida e descubra como esse produto pode deixar você e a sua família mais seguros.

1. Segurança financeira para a sua família

Este provavelmente é o benefício mais conhecido do seguro de vida. Ele garante que os beneficiários recebam o valor da apólice em caso de falecimento do titular.

Portanto, no caso da morte do principal provedor da casa, a família não ficará desamparada e poderá continuar mantendo o padrão de vida.

2. Proteção em caso de acidentes

Alguns acidentes podem causar incapacidade temporária, condição que impede a pessoa de exercer as suas atividades profissionais durante um tempo, ou invalidez permanente, situação na qual a pessoa nunca mais vai poder trabalhar.

Sendo assim, esses estados podem impactar diretamente na renda da pessoa, já que ela vai estar impossibilitada de trabalhar.

Mesmo que haja o auxílio do INSS para quem está enfrentando essa situação, muitas vezes o valor do benefício social é muito inferior ao salário que a pessoa recebia antes de se acidentar.

Portanto, para assegurar que o seu padrão de vida não caia, caso aconteça um acidente grave com você, é importante contratar um seguro de vida com esse tipo de cobertura.

3. Isenção de impostos

Outro grande benefício do seguro de vida é não haver incidência de impostos sobre o valor da indenização.

Sendo assim, quem receber esse dinheiro não terá que pagar Imposto de Renda (IR) e nem Imposto sobre transmissão Causa Mortis e Doação (ITMCD).

Dessa forma, os beneficiários vão poder contar com o valor total da indenização e não vão precisar se preocupar com a redução do valor dela devido à cobrança de tributos.

4. Possibilidade de aproveitar o valor investido em vida

Dependendo do tipo de seguro e das coberturas que você escolher, será possível receber o valor da indenização em vida.

Isso é possível não somente em caso de acidentes que causam incapacidade ou invalidez, mas também no caso dos seguros de vida por tempo pré-determinado, quando o titular pode receber o valor da apólice após o tempo estabelecido no contrato, e dotal, que funciona de forma similar a uma previdência privada.

5. Custeio de gastos com o funeral

Alguns seguros de vida também cobrem as despesas que a família tem com o funeral do titular, cobrindo gastos com caixão, jazigo ou cremação, aluguel e decoração da sala, preparação do corpo e sepultamento.

Os gastos com funeral podem ficar bem altos. Sendo assim, caso a família não tenha uma reserva financeira para arcar com esses custos, ela pode ter que contrair dívidas para conseguir pagar todas as despesas referentes a documentação, velório e enterro.

Portanto, poder contar com um seguro de vida que tenha esse tipo de cobertura pode ajudar muito as famílias no momento de despedida do ente querido.

6. Planejamento sucessório de empresas

Quem tem uma empresa precisa pensar no futuro da companhia. Por isso, vale a pena fazer um seguro de vida.

Normalmente, no caso do planejamento sucessório da empresa é feito uma holding familiar para facilitar a transição de comando.

No entanto, a formação dessa holding pode levar muito tempo, por questões burocráticas. Por isso, para evitar que os herdeiros da companhia percam o controle do negócio, é indicado fazer um seguro de vida temporário.

Dessa forma, os beneficiários vão poder receber todos os benefícios listados na apólice sem precisar passar pelo processo de inventário, que pode ser muito demorado.

7. Possibilidade de escolher como o valor da apólice será pago

Outro dos benefícios do seguro de vida é a possibilidade de escolher como a indenização será paga. Isso pode ser feito uma única vez, nesse caso, o beneficiário recebe o valor integral em uma única parcela.

Contudo, também é possível determinar que a indenização seja paga em várias parcelas ao longo da vida dos beneficiários. Dessa forma, o valor do seguro de vida funciona como uma renda para quem se beneficia dele.

8. Orientações especiais

Um dos grandes benefícios desse tipo de produto que você pode usufruir ainda em vida são as orientações profissionais.

No caso dos planos da Unimed, o segurado tem direito a receber vários tipos de orientações:

  • Médica;
  • Nutricional;
  • Psicológica;
  • Financeira.

Dessa forma, é possível garantir um futuro mais tranquilo para a sua família, e ainda ter uma vida mais saudável e organizada.

9. Desconto na compra de medicamentos

Outra grande vantagem desse produto é que o segurado também pode contar com descontos de até 80% em medicamentos em farmácias credenciadas. Assim, fica muito mais fácil e econômico cuidar da saúde.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do seguro de vida, que tal fazer um para garantir mais tranquilidade para você e para a sua família?

Posts relacionados Morte acidental: o que é esse seguro? homem com braço cruzado e mão no queixo, capa do conteúdo sobre seguro por morte acidental

Quem é o principal provedor de uma casa precisa pensar na qualidade de vida do seu cônjuge e descendentes caso Leia mais

Qual o melhor tipo de seguro para quem tem filhos?

Quando pensamos no que queremos proporcionar aos nossos filhos, a segurança financeira com certeza é um dos itens que vêm Leia mais

O post 9 principais benefícios de um seguro de vida pessoal apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.

Via: Seguros Unimed

Total
0
Shares
Anterior
TSE indefere candidatura de Pablo Marçal (Pros); vaga passa a ser ocupada por Paulo Teixeira (PT)

TSE indefere candidatura de Pablo Marçal (Pros); vaga passa a ser ocupada por Paulo Teixeira (PT)

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Deputado Paulo Teixeira recebeu 122

Próximo
Em Rio Branco, no Acre, abrigo acolhe vítimas de desastres naturais

Em Rio Branco, no Acre, abrigo acolhe vítimas de desastres naturais

A Defesa Civil da cidade de Rio Branco, no Acre, decidiu adotar uma estratégia

Veja também