Entre os desconfortos, e até doenças, que o calor pode trazer estão a desidratação, o inchaço nas pernas, a queda de pressão e as doenças da pele.
A desidratação pode acometer adultos e crianças, mas os idosos sofrem com maior frequência. Assim, todos precisam ficar alertas e tomar até dois litros de água por dia, ou um copo cheio a cada 2 horas, mesmo que você não estiver com sede
Quando estiver em casa, assistindo um filme ou até executando tarefas domésticas, tenha uma garrafa sempre à mão. No trabalho, ela pode ficar na sua mesa. Leve-a também para a academia e para os passeios — ao ar livre ou não.
Os sintomas da desidratação são: desorientação (confusão mental), moleza no corpo e a urina fica mais concentrada. Isso pode causar o aparecimento de pedra nos rins. e pode haver surgimento de pedra nos rins, já que a urina fica mais concentrada.
O calor intenso pode causar inchaço nas pernas, principalmente em quem passa horas trabalhando sentado. Isso acontece porque o retorno do sangue ao coração é mais lento que o normal e as pernas acabam inchando. Para evitar o desconforto, o ideal é fazer atividade física. Caminhadas ajudam (e muito) nesse caso.
Queda de pressão também é mais comum nos dias quentes porque as artérias ficam mais dilatadas dando mais espaço para o sangue circular. Dessa forma, a pressão se torna insuficiente para que o sangue atinja o corpo todo. Quando a pressão arterial cai, normalmente, a pessoa sente tontura e a vista fica embaçada, podendo desmaiar.
O problema pode ser evitado se você beber muito líquido, entre eles, isotônicos. A ingestão de sal não é recomendada, pois demora para fazer efeito no organismo. Além disso, pode aumentar a pressão de hipertensos.
Já na pele é muito comum o surgimento de micoses e herpes. A exposição solar, além de contribuir para o aparecimento de câncer de pele, é propício para quem tem o vírus do herpes. Altamente transmissível, o vírus se espalha por meio de bolhinhas de água que estouram.
O uso de protetor solar é fundamental para prevenir o câncer de pele e ajudar a evitar as crises de herpes. Para as micoses, não sente diretamente na areia da praia e não use roupa de banho molhada por muito tempo. Ao sair do mar ou da piscina, enxugue bem o corpo, principalmente nas regiões de dobras e entre os dedos das mãos e dos pés.
Agora, é só curtir o verão!
Posts relacionados 5 dicas para melhorar sua saúde mental
Uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, revelou que 53% dos brasileiros tiveram seu bem-estar mental afetado Leia mais
O que muda no atendimento odontológico com a Varíola do Macaco?
A Varíola do Macaco é uma doença viral causada pela Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. A transmissão pode Leia mais
O post Ai, que calor! apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.