Europ Assistance Brasil

Allianz no Conec: Inteligência Artificial tem sido uma grande aliada da indústria de seguros

Allianz no Conec: Inteligência Artificial tem sido uma grande aliada da indústria de seguros / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Presidente da companhia mostra como a aplicação desta ferramenta contribui para melhorar a experiência de corretores e clientes

Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros, foi um dos convidados do painel “Corretor Digital”, promovido na manhã deste sábado (7/10) durante o Congresso dos Corretores de Seguros (Conec). Mediada por Simone Fávaro (1ª vice-presidente do Sincor-SP), a apresentação teve como foco a tecnologia no dia a dia do corretor, principal parceiro de negócio das seguradoras.

Na roda de conversa, especialistas ressaltaram que os últimos anos foram marcados por investimentos substanciais das empresas do setor, visando fornecer melhores ferramentas e ampliar o suporte a seus distribuidores e, também, aos segurados. Esses investimentos incluem, sobretudo, a digitalização de produtos e processos. “No nosso mercado de seguros, em que a transformação é inerente ao negócio, ser digital significa evoluir e desenvolver soluções cada vez mais simples, intuitivas, rápidas e integradas para corretores e clientes. Por meio deste caminho, conseguimos nos adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e às expectativas dos consumidores para proporcionar uma jornada centrada na eficiência e na qualidade”, definiu o executivo.

Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros / Foto: Divulgação
Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros / Foto: Divulgação

Na avaliação do presidente da Allianz Seguros, em um mercado em que o corretor atua como o principal meio de distribuição dos produtos, é fundamental elevar o nível de digitalização em todos os processos da cadeia do negócio. “Os benefícios da digitalização são amplos. Um deles é a sua contribuição para que as seguradoras cotem e ofereçam a melhor solução aos segurados”, pontuou.

Os processos que acontecem depois da venda do seguro, como o sinistro, também podem ser digitalizados com o intuito de fornecer um atendimento mais simples e ágil aos clientes. “Na Allianz, o segurado consegue enviar as fotos do seu veículo por meio da ferramenta Sinistro Auto Digital e escolher a oficina mais próxima para o reparo do seu carro, tudo isso de forma online”, exemplificou.

Inteligência Artificial nos seguros

A indústria de seguros sempre fez uso de dados e algoritmos para oferecer uma experiência mais assertiva a corretores e clientes. Neste sentido, a Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma grande aliada das seguradoras. Na Allianz, o próprio Sinistro Auto Digital é um exemplo de como a IA já é adotada na indústria.

Eduard lembrou que o mercado tem contado com o apoio da IA para a determinação de riscos. “As seguradoras, junto com os corretores, podem fazer uso de ferramentas digitais, como a IA, para ter mais assertividade na oferta de produtos e, além de prover as coberturas, podem contribuir de forma eficiente na mitigação dos riscos, trazendo benefícios a toda cadeia, especialmente para os clientes e consumidores.”

Para a aplicação da Inteligência Artificial, a companhia desenvolveu uma série de iniciativas relacionadas à ética de dados e ao uso responsável de sistemas, que considera cinco princípios para o uso responsável dessa ferramenta: transparência, privacidade, controle humano, justiça e não discriminação, e responsabilidade. “Esta ferramenta terá um grande impacto para o futuro e precisa ser utilizada com muito cuidado para que sua aplicação esteja dentro dos valores de cada companhia”, finalizou.

Allianz no Conec

Promovido pelo Sincor-SP, o Congresso dos Corretores de Seguros (Conec) chega a sua 18ª edição e reúne palestrantes, especialistas do setor e visitantes. Além da participação no painel “Corretor Digital”, a companhia, que é patrocinadora ouro do evento, esteve presente na “1ª Jornada de Transformação”, realizada na última sexta-feira (6/10). A Allianz também segue recebendo os corretores parceiros em um estande exclusivo na Feira de Negócios, que acontece paralelamente ao Congresso.

Total
0
Shares
Anterior
A importância da participação da população no debate da Lei de Zoneamento em São Paulo
Gabriela Sabino, Assessora de Desenvolvimento de Políticas Públicas de Relação Porto-Cidade no Ministério de Portos e Aeroportos e foi coordenadora do processo participativo de revisão do plano diretor de São Paulo / Foto: Divulgação

A importância da participação da população no debate da Lei de Zoneamento em São Paulo

Confira análise de Gabriela Sabino, Assessora de Desenvolvimento de Políticas

Próximo
PMEs: Quer faturar mais? Confira os segredos que poucos empreendedores de sucesso contam
Foto: Christina Morillo/ Pexels

PMEs: Quer faturar mais? Confira os segredos que poucos empreendedores de sucesso contam

Entre as táticas estão investir em um bom atendimento ao cliente e aumentar a

Veja também