B3 altera calendário de seleção das empresas que compõem o ISE

Foto: Divulgação/ B3
Foto: Divulgação/ B3

A partir de 2025, o principal índice de sustentabilidade do Brasil passará a ter a carteira oficial divulgada em maio; Alteração amplia a janela para disponibilização de informações e avaliação das empresas

O ISE B3, principal índice de sustentabilidade do Brasil, terá seu calendário alterado. A partir de 2024, o processo de avaliação das empresas será realizado entre setembro e fevereiro, e a divulgação da composição da carteira definitiva acontecerá no mês de maio. Até então, o processo de avaliação das empresas ocorria entre os meses de julho e novembro, e a divulgação da carteira acontecia em janeiro.

O calendário de divulgação das carteiras do Ibovespa B3 e de outros índices da bolsa do Brasil não terá alterações. No caso do ISE B3, a mudança entrará em vigor a partir do processo de 2024, que visa à entrada na carteira 2025 do índice. As companhias interessadas começarão a submeter seus dados em setembro deste ano, e a virada da carteira será divulgada em maio do ano que vem.

A mudança no calendário de avaliação visa uniformizar o período de coleta de dados para que todas as etapas do processo considerem o ano anterior ao da carteira vigente. Atualmente, o Score CDP-Climate Change, indicador externo que mede o impacto climático das companhias e é um dos critérios de entrada e ponderação no ISE B3, é divulgado no início de cada ano, posteriormente à comunicação da primeira carteira do índice da bolsa do Brasil.

Com as alterações no cronograma, todos os critérios ASG serão avaliados considerando os dados mais atualizados, garantindo uma análise mais completa e precisa das práticas de sustentabilidade das empresas. A mudança também expande o período para submissão e avaliação das informações, possibilitando que as empresas tenham mais tempo para disponibilizar as informações necessárias e apresentar evidências.

A carteira atual, que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2024, considerou os resultados do Score CDP-Climate Change de 2022. No rebalanceamento quadrimestral, em maio deste ano, os cálculos serão atualizados com as informações do CDP de 2023, podendo alterar a atual composição do índice. A divulgação da nova carteira, após esse rebalanceamento, será no dia 06/05/24.

O que é o ISE B3?

O ISE B3 é o principal índice de sustentabilidade do Brasil e tem como objetivo medir o desempenho das companhias listadas na bolsa do Brasil em relação a critérios ambientais, sociais e de governança (ASG). Ele busca identificar e reconhecer as empresas que adotam práticas sustentáveis responsáveis, promovendo a transparência e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade no mercado financeiro. Além de oferecer um meio de as empresas compararem e evoluírem suas práticas, o índice é utilizado como referência por investidores e instituições financeiras na tomada de decisões de investimento sustentáveis.

Para entrar na carteira do ISE B3, as empresas devem cumprir seis requisitos:

  • Ter score ISE B3 igual ou maior que a nota de corte geral aplicável a cada ciclo anual de seleção
  • Pontuação maior ou igual a 0,01 pontos por tema do questionário ISE B3
  • Pontuação qualitativa mínima de 70 pontos percentuais;
  • Índice de risco reputacional (RepRisk Index – Peak RRI) igual ou inferior a 50 pontos;
  • Score CDP-Climate Change igual ou superior a “C”;
  • Responder positivamente às perguntas do questionário classificadas como requisitos mínimos para o setor.

Para mais informações sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, acesse o site oficial do ISE B3.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Seguradora patrocina Verão Rio 2024 com intuito de oferecer diversão e atividade física
Foto: Ethan Robertson / Unsplash Images

Seguradora patrocina Verão Rio 2024 com intuito de oferecer diversão e atividade física

Projeto realizado pelo O Globo e Rádio Globo, ocorre nos dias 20, 21, 27 e 28 de

Próximo
Leve Saúde realiza campanha de vendas com ingressos para camarote VIP no Carnaval do Rio de Janeiro como prêmios
Carnaval seguro: produtos oferecidas pelo mercado trazem proteção para foliões ou viajantes / Foto: Luis Fernandes / Pexels

Leve Saúde realiza campanha de vendas com ingressos para camarote VIP no Carnaval do Rio de Janeiro como prêmios

Veja também