Case ‘Graduação em Seguros – Instruir para Construir’ concorre a nova categoria de Destaques na Capitalização
Um projeto de educação para lá de especial desenvolvido pela CAPEMISA está entre os cases finalistas no prêmio de Inovação Antonio Carlos de Almeida Braga, um reconhecimento anual da Confederação Nacional de Seguros (CNSeg) às iniciativas inovadoras. Este ano, o prêmio estreia uma nova categoria: Destaques na Capitalização, que recebeu a inscrição de 35 projetos. O projeto Graduação em Seguros foi criado em 2020 e teve sua primeira turma no auge da pandemia, com colaboradores da empresa.
“Já é uma vitória chegar até aqui e estamos felizes com esse reconhecimento, em especial na nova categoria de Destaques na Capitalização. A Companhia vem crescendo junto com mercado, que promove um impacto significativo para a sociedade, mas nosso grande objetivo em participar desse prêmio é disseminar essa boa prática – que muito nos orgulha -, para que outras instituições possam se inspirar e ampliar seus investimentos em educação para colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e do mercado”, destaca o presidente da CAPEMISA, Jorge Andrade.
Em parceria com a Escola Nacional de Seguros (ENS), o projeto forma profissionais da empresa na graduação de Seguros, promovendo qualificação e desenvolvimento. Segundo a gerente de Recursos Humanos da CAPEMISA, Patrícia Pacheco, a ideia surgiu após a pesquisa de clima da Companhia, que já apontava um nível de escolaridade bem competitivo em relação ao mercado.
“A gente já tinha um bom índice de formação, mas nosso presidente lançou um desafio de olharmos para aqueles que não tinham o ensino superior e investir neles. Havia pessoas que tinham abandonado a faculdade, ou que trocaram de curso e também não concluíram por problemas pessoais, havia colaboradores com muito tempo de casa e algumas pessoas com mais idade”, explica Patrícia. “A Companhia removeu os obstáculos, o que torna esse projeto ainda mais nobre”.
Ela conta que a iniciativa desenvolve o colaborador a fim de contribuir com os negócios da própria empresa, mas, mais do que isso, o qualifica e o prepara para o mercado. Com a iniciativa, o nível de escolaridade no quadro da empresa saltou de 83% para 95% e, em 2023, 29 colaboradores estarão formados.
“O curso de Graduação em Seguros nasceu inovador e ousado na sua forma de ser. O grande diferencial foi que a Companhia ampliou as oportunidades oferecendo a oportunidade de formação no ensino superior para todos aqueles que não tinham a graduação completa, sem distinção, e patrocinou 100% do curso, tornando-o amplo e abrangente. É sempre muito emocionante porque a gente se deparou com o sonho oculto de se formar, o medo das pessoas frente aos compromissos dia a dia, a gente percebeu a força e energia das pessoas, uma grande superação”, conta ela.
Para o diretor da CAPEMISA Capitalização, Márcio Coutinho, o projeto reforça a valorização do ser humano, um pilar muito importante em toda a Companhia. “A empresa é feita por pessoas e as mais capacitadas conseguem se desenvolver melhor nos seus trabalhos e nas suas relações, contribuindo para a geração de negócio, para o atendimento aos clientes e melhor entrega aos parceiros”, afirma.
O case foi elaborado com apoio da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), que estimulou as inscrições de projetos de suas associadas oferecendo uma bonificação de R$ 1 mil aos projetos habilitados, na CAPEMISA dois cases receberam o incentivo. O valor recebido pela CAPEMISA foi destinado à obra social apoiada pela empresa, o Lar Fabiano de Cristo, que já atendeu mais de 500 mil pessoas nos últimos 15 anos.
Outros cases inscritos pela CAPEMISA
A Companhia também inscreveu outros três cases no Prêmio de Inovação da CNSeg. São eles: “Pequenas apólices, grandes negócios: Ambiente de autosserviço para o Corretor”; “Sinistro consultivo: Geração de valor na comunicação de sinistros”; e “CAPNegócios: inteligência artificial para acelerar e democratizar pagamentos das premiações de sorteios e gestão dos negócios de Capitalização”.
O primeiro, trouxe resultados sobre a plataforma digital de autosserviço que permite aos Corretores uma nova forma de prospectar clientes e gerenciar sua carteira de pequenas apólices de seguro de vida coletivo, a partir do uso de tecnologias que otimizam processos e potencializam resultados. Já o projeto sobre seguro consultivo destacou a ideia de a empresa agir proativamente tornando-se facilitadores do processo de obtenção dos documentos de clientes comunicantes de sinistros, orientando-os sobre todo o processo, como forma de tornar a jornada mais simples e agilizar a entrega final do pagamento do benefício.
Já no trabalho sobre CAPNegócio, a CAPEMISA destacou a criação de uma plataforma 100% digital, para criar processos mais ágeis e eficientes, melhorando a experiência de clientes e parceiros e gerando valor para o mercado e resultado para o negócio.