Sustentabilidade ambiental: qual a importância para as empresas?

Sustentabilidade ambiental: qual a importância para as empresas?

Conheça os benefícios da sustentabilidade ambiental no ambiente corporativo e saiba como estimular o time de colaboradores

A sustentabilidade ambiental está diretamente ligada à redução dos impactos operacionais de uma organização no meio ambiente. Essa abordagem tem o intuito de garantir e preservar os recursos naturais para as próximas gerações.

Neste sentido, empresas com o intuito de diminuir seu impacto na natureza precisam desenvolver políticas e estratégias para reduzir a emissão de gases que contribuem com o efeito estufa. Também é necessário gerenciar o descarte de resíduos, com o intuito de preservar a biodiversidade, além de evitar a poluição da água e do ar

A adoção de fontes renováveis de energia, o incentivo à economia de água e energia, além da separação do lixo – com a destinação de materiais para a reciclagem – são algumas ações que podem ser tomadas pelas organizações para contribuir com o futuro do planeta.

Como surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável tem relação com a proposta de ecodesenvolvimento. Este movimento surge em 1972, em Estocolmo (Suécia), durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Já o termo “Sustentabilidade” remete ao ano de 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o desenvolvimento sustentável na agenda global pela primeira vez. 

Atualmente, a ONU aborda o tema através dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que conta com 17 metas interconectadas. Entre elas, destacam-se iniciativas voltadas para a promoção de cidades e comunidades sustentáveis, o cuidado com a água potável e o saneamento básico, a promoção da energia limpa de maneira acessível, além de ações contra a mudança global do clima.

Benefícios de promover a sustentabilidade ambiental

Um dos pilares da sustentabilidade ambiental é a adoção de processos produtivos mais eficientes e menos poluentes. Tal movimento traz diversos benefícios para as organizações, uma vez que a redução dos custos operacionais é uma consequência natural dessa iniciativa.

No caso da Genebra Seguros, por exemplo, há incentivo para a redução do uso do papel e do plástico. “Utilizamos plataformas completamente digitais na grande maioria dos setores e estamos implementando um comitê de melhorias, com estímulo à reciclagem. Além disso, damos preferência para o uso exclusivo de produtos orgânicos e locais, de modo a impulsionar a economia da região onde atuamos”, sinaliza o CEO, Guilherme Silveira, ao enfatizar o encorajamento para redução do consumo de água e de energia na empresa.

Além disso, adotar uma postura consciente em relação ao meio ambiente valoriza a marca de uma organização. Isso, portanto, traz melhorias significativas para a imagem da empresa diante de seus consumidores, investidores e parceiros de negócios.

Todavia, a sustentabilidade ambiental também fomenta a inovação e a competitividade das empresas, além de permitir o desenvolvimento de novas perspectivas de oportunidades de negócio. Outro aspecto relevante é que, cada vez mais, os governos e agências reguladoras têm criado legislações e regulamentações voltadas às questões ambientais. A adoção de práticas menos nocivas evita punições ou multas para as empresas.

Engajando o time neste propósito

Porém, para ter sucesso no fomento de práticas mais sustentáveis em uma organização é imprescindível que haja empenho e engajamento das lideranças e do time de colaboradores. 

Treinar e conscientizar o time, além de promover o alinhamento das diretrizes que serão adotadas pela empresa, estão entre as primeiras ações ao implementar um programa voltado à sustentabilidade ambiental em uma organização. Essa abordagem, entretanto, já deve motivar a equipe, além de aguçar o senso de pertencimento e de contribuição com a sociedade como um todo.

Neste sentido, ter uma comunicação clara e transparente com os colaboradores sobre o assunto é fundamental. Também é interessante reconhecer as pessoas que mais contribuem com a efetividade do programa de sustentabilidade ambiental. Essa medida também contribui com a continuidade das iniciativas desenvolvidas.

Outro aspecto relevante é a divulgação dos resultados obtidos pela promoção das práticas de sustentabilidade ambiental. Uma dica é estimular a cultura do feedback para identificar pontos de melhoria e sugestões para incrementar as ações.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Conselho Industrial do Mercosul lista prioridades para governos do bloco
Conselho Industrial do Mercosul lista prioridades para governos do bloco/ Foto: Freepik

Conselho Industrial do Mercosul lista prioridades para governos do bloco

A conclusão do acordo Mercosul-União Europeia e a implementação do acordo de

Próximo
Animais premiados: conheça o seguro para bois, cavalos e ovelhas
Animais premiados: conheça o seguro para bois, cavalos e ovelhas

Animais premiados: conheça o seguro para bois, cavalos e ovelhas

Animais premiados exigem uma série de cuidados especiais, além de proteção

Veja também