Data OLX Autos aponta alta no acumulado do ano em contraponto às vendas e produção de veículos novos em queda em fevereiro

Data OLX Autos aponta alta no acumulado do ano em contraponto às vendas e produção de veículos novos em queda em fevereiro / Foto: Jessica Furtney / Unsplash Images
Foto: Jessica Furtney / Unsplash Images

Levantamento traz ainda top 5 de marcas de veículos elétricos e híbridos mais anunciadas na plataforma, com destaque para a Toyota com o Corolla fabricado no Brasil

O Data OLX Autos, braço de inteligência da OLX, divulga a nova edição do Radar Autos, levantamento exclusivo com informações de monitoramento e tendências do setor automotivo.

“A primeira edição do Radar Autos com balanço de 2023 traz uma visão aprofundada dos primeiros meses do ano, onde enfrentamos cenários diferentes na política e economia, tanto no Brasil quanto mundial. Para os próximos meses, estamos atentos aos próximos passos do mercado e, a partir de novas diretrizes de políticas fiscais e monetárias, será possível analisar o setor pelo time Data OLX Autos, transformando dados em conhecimento e apoiando decisões em 2023”, reforça Flávio Passos, VP de Autos da OLX Brasil.

Radar Autos

A venda de automóveis e comerciais leves novos registrou crescimento de 4,39% no primeiro bimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2022, mesmo com a queda de 2,68% em fevereiro. O mesmo cenário ocorreu com os veículos usados, com redução de 1,2% no mês passado, com alta acumulada no ano em 5,28%.

Segundo o estudo, o feriado de Carnaval em fevereiro influenciou neste resultado, uma vez que o perfil de consumo fica mais direcionado em bens e serviços de lazer – em 2022 foi em março; além das condições de crédito mais restritas, os gastos elevados de início de ano, incertezas referentes à conjuntura econômica de curto prazo e um menor poder de compra.

Também em fevereiro houve uma variação negativa na produção de automóveis leves, de -0,5%, com 152 mil unidades fabricadas, o que pode ser explicado pela paralisação de algumas fábricas por um curto período de tempo e ainda há algumas dificuldades no abastecimento de semicondutores, mesmo com a melhora ao longo do último ano. No entanto, houve um crescimento da média diária de emplacamento de carros, métrica considerada relevante pelo mercado.

Os carros com idade superior a 13 anos continuam predominando as vendas de seminovos e usados, de acordo com a Fenauto, com 34% do mercado em janeiro. Os chamados usados jovens, com quatro a oito anos de uso, ficam em segundo lugar (26%), seguido dos maduros (nove a 12 anos), com 24%. Os seminovos, que têm entre zero e três anos, são responsáveis por 16% dos veículos negociados.

Divulgação
Divulgação

Anúncios de elétricos e híbridos usados

Assim como em outros países do G20, o total de veículos elétricos e híbridos no Brasil apresentou um crescimento exponencial desde meados de 2015. E, a frota eletrificada e de carros híbridos nacional ainda representa 0,14% do total de veículos no país.

Para acompanhar as tendências, a OLX, plataforma que recebe mais de 20 milhões de pessoas procurando um carro e concentra 18% das vendas de veículos seminovos e usados no país, reuniu o Top 5 das marcas e modelos mais anunciados na categoria.

1° – Toyota;

2° – Volvo;

3° – Ford;

4° – BMW;

5° – Lexus.

O modelo mais anunciado, o Corolla, é fabricado em solo brasileiro Brasil, com suas versões híbridas. É o caso do Corolla Altis Hybrid Premium 1.8 automático, com valores anunciados entre R$ 152 mil e R$ 166 mil.

O Radar Autos considera como fontes para os dados analisadas a Fenabrave, Fenauto, Anfavea, BACEN e IBGE e o estudo completo está disponível para download na landing page do Data OLX Autos: https://lp.olx.com.br/dataolxautos/.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Bradesco Seguros reúne corretores no Rio de Janeiro para a 1ª edição do evento ‘BARE com Você’
Bradesco Seguros conta com força-tarefa para atender sinistros no Litoral Norte de SP / Foto: Reprodução

Bradesco Seguros reúne corretores no Rio de Janeiro para a 1ª edição do evento ‘BARE com Você’

Encontro visa reforçar a estratégia comercial da Bradesco Seguros, além de

Próximo
Ata do Copom mostra preocupação do BC com política expansionista de gastos do governo
Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos / Foto: Reprodução

Ata do Copom mostra preocupação do BC com política expansionista de gastos do governo

Economista-chefe da Messem Investimentos Gustavo Bertotti diz que comunicado é

Veja também