Europ Assistance Brasil

Idec lança guia contra mentiras verdes propagadas por empresas

assorted items on display in store
Foto: Unsplash

Manual lançado no Dia da Mentira explica os tipos de greenwashing, leis nacionais e informações sobre como o assunto é tratado no mundo

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) lançou nesta segunda-feira (1º de abril), Dia da Mentira, o e-book “É Mentira Verde! Guia de Enfrentamento ao Greenwashing para Pessoas Consumidoras”. O documento é um manual com linguagem simples e direta que explica os principais pontos sobre o greenwashing no Brasil e no mundo.

Dentro do guia, consumidores vão encontrar o conceito de Mentira Verde e os tipos principais encontrados nas prateleiras de supermercados, propagandas e demais formas de marketing. Além disso, o manual também traz informações sobre leis, normas e dicas sobre como questionar, reclamar e até processar empresas que praticam o greenwashing.

O documento é inédito e pioneiro no Brasil e traz várias referências nacionais e internacionais de enfrentamento a esse fenômeno cada vez mais comum na publicidade brasileira e mundial. “O guia foi feito para trazer aos consumidores tim-tim por tim-tim sobre a prática de mentira verde e como enfrentá-la, de forma didática e acessível. Para além de oferecer ferramentas para que as pessoas identifiquem e se defendam em situações em que se tornam vítimas de greenwashing. O guia pretende ser um verdadeiro chamado de ação sobre o tema”, explica a especialista do Programa de Consumo Sustentável do Idec, Julia Catão Dias.

O objetivo do lançamento do guia é trazer as pessoas ao ativismo contra a mentira verde. “Este é um tema relativamente novo e que vem ganhando relevância na medida em que as empresas perceberam que as pessoas querem fazer a sua parte no enfrentamento às crises socioambientais e climáticas, consumindo produtos mais sustentáveis. O nosso desafio agora é mostrar para a população que essas boas intenções estão cobertas de maquiagem verde e que precisamos do engajamento para denunciar tais práticas e cobrar as empresas por mudanças reais. É esse o nosso objetivo com a divulgação do guia!”, conclui a especialista.

Para acessar o “É Mentira Verde! Guia de Enfrentamento ao Greenwashing para Pessoas Consumidoras”, é só clicar neste link.

Total
0
Shares
Anterior
SulAmérica lança edição do PRA Super Campeões 2024 com grande novidade
Simone Cesena, diretora de Marketing da SulAmérica / Reprodução / Rede Social

SulAmérica lança edição do PRA Super Campeões 2024 com grande novidade

Campanha chega com lançamento de aplicativo próprio, promessa de maior autonomia

Próximo
Databricks lança DBRX, novo padrão para modelos eficientes de Open Source
IA: Inscrições para capacitação gratuita em Inteligência Artificial são prorrogadas até o final de fevereiro/ Foto: Freepik

Databricks lança DBRX, novo padrão para modelos eficientes de Open Source

DBRX permite que companhias construam IAs generativas próprias de qualidade e

Veja também