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UOL Meu Negócio destaca as principais ações que todo empreendedor precisa fazer no início do ano

UOL Meu Negócio destaca as principais ações que todo empreendedor precisa fazer no início do ano / Foto: Ketut Subiyanto / Pexels
Foto: Ketut Subiyanto / Pexels

O planejamento estratégico de cada empresa é a principal ferramenta para auxiliar os empreendedores

A virada do ano é o momento ideal para o empreendedor rever a trajetória de seu negócio e começar um planejamento estratégico. Esse período é essencial para que os empreendedores possam fazer um balanço anual, destacando o que deu certo e alterando as ações que não deram um bom retorno. Independente do setor de atuação ou porte do negócio, o planejamento anual de uma empresa é de extrema importância para melhorar a lucratividade e garantir um resultado satisfatório em 2023.

Para auxiliar os empreendedores, o UOL Meu Negócio explica como colocar em prática um planejamento mais assertivo e alinhado os objetivos da empresa. Confira algumas dicas importantes para te guiar nos primeiros dias de 2023:

  1. Avalie os resultados passados

Aos que se encontram no início da jornada no ramo do empreendedorismo, é preciso estar ainda mais atento ao futuro, mas mantendo em mente as lições aprendidas no passado. Ou seja, é importante ter ciência que é possível extrair boas oportunidades mesmo nas ações que não foram tão bem-sucedidas.  

  1. Planeje seu ano com metas e objetivos desafiadores

A elaboração de um planejamento anual é essencial, pois serve como um norte para a empresa. No entanto, é natural que ele sofra mudanças no decorrer do ano, com o surgimento de novos objetivos e metas. Caso objetivos não tenham sido cumpridos no ano anterior, é necessário verificar se eles ainda são pertinentes para o negócio, pois muitas vezes vale a pena retomá-los em um novo plano ainda mais desafiador.  

  1. Analise possíveis pontos de melhoria em seu negócio

Se o empreendedor é inexperiente e não sabe como fazer um planejamento anual de uma empresa, o lema deve ser transformação. O empreendedor precisa rever os pontos fracos e, com base neles, criar boas oportunidades, resultando em um planejamento estratégico eficiente.

  1. Busque desenvolvimento profissional

Ter um negócio próspero exige muita dedicação, mas também conhecimento. Por isso, é preciso construir um plano de desenvolvimento profissional assertivo e objetivo, alinhado com aquilo que se deseja para o futuro da empresa. Com o setor de atuação bem definido, uma boa estratégia é procurar por cursos de capacitação, conhecer e estudar mais sobre os principais concorrentes e ler sobre casos inspiradores de empreendedores.

  1. Organize as suas tarefas

Manter as tarefas organizadas, através da criação de uma rotina com tarefas diárias e semanais, pode auxiliar no cumprimento das metas durante o ano. Uma ferramenta que pode auxiliar neste processo de organização é o ciclo PDCA (Planejamento, execução, checagem e ação), que pode ser implementado em diversos setores e para diferentes fins, seja no aprimoramento dos processos, na implantação de padrões ou na criação de novos produtos. Além de atuar como um método de qualidade para o negócio, o ciclo PDCA auxilia na identificação de futuros erros, diminui os custos financeiros e facilita a tomada de decisão.

  1. Se mantenha atualizado sobre as tendências de mercado

A tendência de mercado é uma indicação do melhor caminho que um negócio pode seguir. Essa jornada pode ser conhecida por meio do comportamento dos consumidores e dados e análises de pesquisas. Dessa forma, é possível se posicionar frente à concorrência e atender às necessidades e expectativas dos clientes.

Além dessas dicas, o UOL Meu Negócio possui ferramentas que podem auxiliar ainda mais os negócios de qualquer segmento. A partir da nova plataforma VirtUOL PRO, disponibilizada pela Loja VirtUOL, os lojistas conseguem selecionar os produtos desejados, já cadastrados em sua loja, para que sejam anunciados no marketplace da Shopee, potencializando o alcance de público e, consequentemente, de vendas.

Além disso, o UOL Meu Negócio ainda conta com o Google Workspace, que é capaz de tornar as atividades diárias mais prática. Através dele, o cliente pode ter uma conta e-mail e acesso a ferramentas como calendários, editor de texto, editor de apresentações e planilhas em um só lugar.

Para mais conteúdos e informações, acesse: https://meunegocio.uol.com.br/blog/

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