Congresso se ilumina de verde pelo combate ao preconceito contra pessoas com nanismo

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados

Cúpulas do Senado e da Câmara dos Deputados com iluminação verde

O Congresso Nacional se ilumina de verde nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27) em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo (25 de outubro). A data foi incluída no calendário nacional pela Lei 13.472/17, como forma de apoiar a luta pela igualdade de direitos e pelo fim do preconceito contra essas pessoas.

O nanismo é um transtorno caracterizado por uma deficiência no crescimento, que resulta em uma pessoa com menor estatura que a média da população de mesmo sexo e idade. O transtorno pode ser causado por uma combinação de fatores, incluindo hereditariedade, funcionamento do sistema neuroendócrino, fatores ambientais e nutricionais.

Acompanhamento multidisciplinar
Ainda não existe um tratamento específico para reverter a condição. O acompanhamento das diferentes formas de nanismo deve ser multidisciplinar, envolvendo pediatras, endocrinologistas, ortopedistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e outros profissionais.

Salvo raríssimas exceções, os indivíduos com nanismo mantêm a capacidade intelectual preservada e podem levar vida normal. No entanto, ainda são obrigados a lidar com preconceito e discriminação social e a contornar as dificuldades de acesso a ambientes preparados para receber pessoas mais altas.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Entidades ligadas ao diabetes defendem a oferta de análogos de insulina pelo SUS

Entidades ligadas ao diabetes defendem a oferta de análogos de insulina pelo SUS

Entidades que representam pacientes com diabetes relataram à Câmara dos

Próximo
INDICADORES: boi gordo registra queda no preço nesta quinta-feira (27)

INDICADORES: boi gordo registra queda no preço nesta quinta-feira (27)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (27) com queda de 2,94%

Veja também